Com dez anos no mercado, agência de realidade virtual e aumentada se reinventou por meio de uma plataforma online para lidar com a pandemia
De acordo com a pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE e divulgada em julho de 2020, desde que a pandemia do novo coronavírus se instalou no Brasil, 716.000 empresas fecharam as portas. Após esse período, muitas outras já decretaram falência e quem não faliu precisou se reinventar, como foi o caso da Agência Casa Mais, pioneira em oferecer serviços de realidade virtual no Brasil.
Em 2020, com a ampla migração de serviços para o ambiente virtual, em razão da pandemia, a agência desenvolveu uma plataforma chamada REUNI, que consiste na criação de espaços virtuais 3D interativos para a realização de feiras, congressos, showrooms, convenções e outros eventos promovidos por empresas.
Assim, mesmo com a diminuição dos serviços de realidade virtual e aumentada, devido à proibição de eventos presenciais, em 2020, a agência faturou mais de 700 mil reais graças, principalmente, à plataforma REUNI, responsável por 90% deste total.
Fabio Costa, CEO da empresa, vê como positivo o balanço anual considerando o cenário tão atípico e conturbado de 2020. “No ano passado, realizamos uma série de eventos virtuais 3D para empresas como Colgate, Porto Seguro, Sul América, Acer, entre outras, que viram em nossa plataforma REUNI uma forma diferenciada de atrair e manter um relacionamento com seus clientes”, completa. Entre os serviços realizados, destacam-se feiras, palestras ao vivo, showrooms virtuais e outras atividades que proporcionaram aos usuários uma experiência imersiva, semelhante ao real, dentro de um espaço virtual.
Agência Casa Mais completa dez anos no mercado
Neste ano de 2021, a agência completa dez anos de atuação e o seu CEO ressalta uma trajetória diversificada e de crescimento. Segundo ele, tudo começou com a produção de vídeos em 360 graus de casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos. Após se tornar conhecida, a agência passou a ser requisitada por grandes companhias, que começaram a enxergar em tal inovação, na época, uma oportunidade para apresentarem seus produtos e serviços de forma diferenciada.
Não demorou muito e a Casa Mais tornou-se uma referência em serviços de realidade virtual – trata-se da inserção completa em um ambiente virtual simulado, a partir da indução de efeitos sonoros, táteis e visuais – para empresas como Itaú, Accor Hotels, GM, Heineken, WickBold, GE, Natura, Centauro, entre inúmeras outras.
Além de atuar no segmento publicitário, o empreendedor buscou utilizar a tecnologia para transformar a vida de muitas pessoas por meio do projeto social Alegria Virtual, que consiste em proporcionar a experiência da realidade virtual a crianças enfermas em hospitais, idosos em asilos etc. “A Realidade Virtual pode transformar o dia a dia dessas pessoas e levá-las para o mundo dos sonhos e, consequentemente, da esperança, restaurando em cada um dos participantes o prazer por viver e a energia para continuar a sua jornada”, completa
Em 2019, a Agência também passou a apostar em realidade aumentada – inclusão de elementos digitais em um espaço real – a fim de expandir seus serviços e oferecer experiências ainda mais inovadoras.
Neste ano, a agência segue oferecendo serviços por meio da plataforma REUNI, o que leva Costa a acreditar que, mesmo em um cenário pós-pandêmico, muitas companhias seguirão investindo em eventos virtuais em razão da série de benefícios oferecidos como praticidade, logística, redução de custos etc. “As inovações vieram para ficar e sairão na frente aqueles que souberem se adaptar a elas”, conclui.
Para conhecer mais sobre a agência, acesse o link sobre os dez anos da Casa Mais: